Solicitando o Uso do Telescópio Argus

Para tirar “Dúvidas” ou solicitar tempo de uso do Argus, envie e-mail para <tne@astro.iag.usp.br>
com o assunto “Dúvidas” ou “Pedido de Tempo Argus”, contento as informações solicitadas abaixo
(copie e cole o texto abaixo no e-mail), em breve entraremos em contato.

Nome da Escola: Bairro:                               Cidade:                                  Estado:
Pública (  ) Ensino Fundamental (  ) Particular (  ) Ensino Médio (  )

Telefone da escola:      E-mail da escola:

Professor responsável:                     Disciplina lecionada:
Séries:                                                 Nº de alunos participantes:
WhatsApp do professor:

Skype:
Telefone celular do professor:

E-mail do professor:
Datas preferidas:                        ( )19:30 à 21:00                ( )21:15 à 22:30
(Ver calendário e especificar 3 datas preferidas para a observação, dd/mm/aaaa)

O professor já possui algum conhecimento de astronomia (Ascensão Reta, Declinação, ou como usar algum programa tipo “planejamento virtual”? Sim (  )  Não (  ).
O professor ou a escola já participaram do projeto?             Quando?
O grupo está relacionado com algum projeto de astronomia?
A escola ou o professor gostaria de cadastrar seu e-mail para receber e-mails do projeto (divulgação, novidades)?              E-mail:
Objetivos das observações com o telescópio:

Nomes do(s) objeto(s) a ser(em) observado(s):

Exemplos: Júpiter, Lua, Galáxia do Sombreiro, M7, etc. Uma dica: utilize o programa totalmente gratuito Stellarium disponível em <https://stellarium.org/br/>.

Relatório da Atividade

Ao longo da atividade o professor deverá enviar 1 ou 2 fotos (podendo ser pelo próprio celular e pelo WhatsApp) dos alunos durante a atividade e 1 ou 2 fotos das imagens obtidas com o uso do telescópio, fotografando com o celular a própria tela do micro. Também o nº de alunos que realizaram a atividade, sugestões e críticas sobre as dificuldades encontradas. A entrega desse relatório, pelo e-mail <
messiasf@usp.br>, tem como objetivo melhorar as atividades para uso futuro e facilitar o agendamento de futuras atividades. O relatório será usado no banco de dados do telescópio. Ao longo da utilização do Argus o professor será auxiliado pelo assistente noturno do observatório recebendo todas as orientações necessárias. Não é necessário ter conhecimento prévio de astronomia.

site elaborado por Raquel Shida