Como Observar

Para obter as imagens dos astros em tempo real, ou seja realizar as observações astronômicas, as escolas devem solicitar o uso de telescópio através do preenchimento de um formulário.
A equipe do projeto, após receber as inscrições, vai agendar uma data para cada escola e fornecer todas as informações necessárias para a realização das observações solicitadas. Algumas idéias de projeto já estão disponíveis, desde as mais simples até as mais sofisticadas. Para escolher o projeto mais adequado para sua escola, recomendamos a leitura do material didático referente às atividades sugeridas.

Em resumo, o procedimento para solicitar as observações é o seguinte:

1. Escolha uma das atividades sugeridas ou elabore seu próprio projeto.

2. Verificar datas disponíveis e escolher os dias de sua preferência.

3. Preencher o formulário de solicitação de telescópio. Note que para preencher o formulário você já precisa ter um plano de quais objetos celestes irá observar. Se você não tem muita prática com astronomia, recomendamos a instalação do "Stellarium", um programa do tipo "planetário virtual" que simula o céu em datas pré-estipuladas e mostra todos os objetos celestes visíveis. O programa pode ser baixado no site:
www.stellarium.org/pt/.

4. Enviar o formulário preenchido para: tne@astro.iag.usp.br

5. Aguardar o contato por email dos membros da equipe do projeto, que enviarão as instruções para a realização das observações.

6. A equipe também fornecerá o apoio às escolas quanto ao uso das imagens astronômicas para atividades de ensino.

Desejamos a todos boas noites de observações com os Telescópios na Escola!

site elaborado por Raquel Shida