Principal

Um dos principais problemas do ensino de Astronomia em escolas, em especial nos níveis fundamental e médio, são a falta de ferramentas adequadas, principalmente para análise de imagens. Buscando solucionar esse problema, desde 2009 o projeto TnE - Telescópios na Escola tem implementado o PInE, ou Processamento de Imagens na Escola.
O PInE é um software de processamento de imagens astronômicas escrito em Java. Sua estutura simples e intuitiva permite a realização de diversas atividades que apresentam importantes técnicas de astronomia observacional.
Neste site é possível encontrar uma versão deste software para download, assim como tutoriais e outros materiais para ajudar na utilização do PInE.