Atividades Sugeridas
A equipe do programa Telescópios na
Escola, em sua fase piloto ("Projeto Observatórios Virtuais"),
elaborou e testou algumas atividades didáticas junto a professores
do ensino médio das escolas parceiras. Abaixo listamos links
para essas atividades, indicando o nível de dificuldade de
cada uma. Requerem um leitor de arquivos PDF (aconselhamos o Adobe
Reader).
NÍVEL INICIANTE
Não é necessário processar as imagens. Adequadas
para alunos de ensino fundamental que já aprenderam conceitos
de escalas, razão e proporção ou de ensino
médio que estão iniciando os estudos em astronomia
• Astronomia em Dias de Chuva
(download)
Autores: Leandro Daros Gama e Walter dos Santos Jr. (IAG/USP)
Descrição: Este texto visa a apresentar, discutir
e exemplificar o uso do projeto Skyserver (http://skyserver.sdss.org),
do Sloan Digital Sky Survey SDSS), para o ensino de Ciências
a partir da Astronomia.
• Uma Viagem Pelo Céu (download)
Autores: Laerte Sodré Jr., Jane Gregorio-Hetem e Raquel Shida
(IAG/USP)
Descrição: Nesta atividade apresentamos sugestões
de objetos variados a serem observados: galáxias, nebulosas,
aglomerados, estrelas duplas, planetas, e uma pequena atividade
para medição de distâncias astronômicas.
• Medindo as Dimensões de Crateras Lunares
(download)
Autora: Raquel Shida (IAG/USP)
Descrição: Nesta atividade mostra-se como são
formadas as crateras lunares e ensina-se como calcular o diâmetro
das crateras lunares através de imagens já obtidas
pelos nossos telescópios. As escolas podem obter suas próprias
imagens da Lua e usar o mesmo procedimento para calcular as dimensões
de outros acidentes lunares.
NÍVEL INTERMEDIÁRIO
É preciso processar imagens no formato FITS através
de software especializado. Em breve disponibilizaremos os programas
para download. Adequadas para alunos de ensino médio
• Medição de Brilho das Estrelas - Técnicas
Fotométricas (download)
Autores: Jane Gregorio-Hetem, Eduardo Amôres e Raquel Shida
(IAG/USP)
Descrição: Aqui são introduzidos alguns termos
utilizados em astronomia profissional e aprende-se de maneira simplificada
como é possível medir o fluxo luminoso das estrelas.
Adequado para alunos do ensino médio, que já possuem
alguma noção de astronomia.
NÍVEL AVANÇADO
É preciso processar imagens no formato FITS através
de software especializado. Em breve disponibilizaremos os programas
para download. Adequadas para alunos do ensino médio com
noções de física (termologia, espectro eletromagnético)
• As Cores das Estrelas (download)
Autores: Jane Gregorio-Hetem, Eduardo Amôres, Raquel Shida
(IAG/USP)
Descrição: Para quem já realizou a atividade
"Medição de Brilho das Estrelas". Aqui mostra-se
como inferir a temperatura e o tipo espectral das estrelas através
da obtenção de imagens em diferentes comprimentos
de onda.
• Determinação da idade de aglomerados estelares (download)
Autores: Osvaldo de Souza, Jane Gregório-Hetem
(IAG/USP)
Esta atividade mostra como estimar a idade de aglomerados estelares jovens através de observações remotas e análise de imagens. A determinação da magnitude aparente em dois filtros permitirá o posicionamento das estrelas em um diagrama H-R para então compará-las com curvas que indicam diferentes idades.
Para conhecer outras atividades visite a página "Materiais
Didáticos" no site Telescópios
na Escola. Você também pode criar sua própria
atividade e requisitar o uso do telescópio.
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