Atividades Sugeridas

A equipe do programa Telescópios na Escola, em sua fase piloto ("Projeto Observatórios Virtuais"), elaborou e testou algumas atividades didáticas junto a professores do ensino médio das escolas parceiras. Abaixo listamos links para essas atividades, indicando o nível de dificuldade de cada uma. Requerem um leitor de arquivos PDF (aconselhamos o Adobe Reader).

NÍVEL INICIANTE
Não é necessário processar as imagens. Adequadas para alunos de ensino fundamental que já aprenderam conceitos de escalas, razão e proporção ou de ensino médio que estão iniciando os estudos em astronomia

Astronomia em Dias de Chuva (download)
Autores: Leandro Daros Gama e Walter dos Santos Jr. (IAG/USP)
Descrição: Este texto visa a apresentar, discutir e exemplificar o uso do projeto Skyserver (http://skyserver.sdss.org), do Sloan Digital Sky Survey SDSS), para o ensino de Ciências a partir da Astronomia.

Uma Viagem Pelo Céu (download)
Autores: Laerte Sodré Jr., Jane Gregorio-Hetem e Raquel Shida (IAG/USP)
Descrição: Nesta atividade apresentamos sugestões de objetos variados a serem observados: galáxias, nebulosas, aglomerados, estrelas duplas, planetas, e uma pequena atividade para medição de distâncias astronômicas.

Medindo as Dimensões de Crateras Lunares (download)
Autora: Raquel Shida (IAG/USP)
Descrição: Nesta atividade mostra-se como são formadas as crateras lunares e ensina-se como calcular o diâmetro das crateras lunares através de imagens já obtidas pelos nossos telescópios. As escolas podem obter suas próprias imagens da Lua e usar o mesmo procedimento para calcular as dimensões de outros acidentes lunares.

NÍVEL INTERMEDIÁRIO
É preciso processar imagens no formato FITS através de software especializado. Em breve disponibilizaremos os programas para download. Adequadas para alunos de ensino médio

Medição de Brilho das Estrelas - Técnicas Fotométricas (download)
Autores: Jane Gregorio-Hetem, Eduardo Amôres e Raquel Shida (IAG/USP)
Descrição: Aqui são introduzidos alguns termos utilizados em astronomia profissional e aprende-se de maneira simplificada como é possível medir o fluxo luminoso das estrelas. Adequado para alunos do ensino médio, que já possuem alguma noção de astronomia.

NÍVEL AVANÇADO
É preciso processar imagens no formato FITS através de software especializado. Em breve disponibilizaremos os programas para download. Adequadas para alunos do ensino médio com noções de física (termologia, espectro eletromagnético)

As Cores das Estrelas (download)
Autores: Jane Gregorio-Hetem, Eduardo Amôres, Raquel Shida (IAG/USP)
Descrição: Para quem já realizou a atividade "Medição de Brilho das Estrelas". Aqui mostra-se como inferir a temperatura e o tipo espectral das estrelas através da obtenção de imagens em diferentes comprimentos de onda.

Determinação da idade de aglomerados estelares (download)
Autores: Osvaldo de Souza, Jane Gregório-Hetem (IAG/USP)
Esta atividade mostra como estimar a idade de aglomerados estelares jovens através de observações remotas e análise de imagens. A determinação da magnitude aparente em dois filtros permitirá o posicionamento das estrelas em um diagrama H-R para então compará-las com curvas que indicam diferentes idades.

Para conhecer outras atividades visite a página "Materiais Didáticos" no site Telescópios na Escola. Você também pode criar sua própria atividade e requisitar o uso do telescópio.

site elaborado por Raquel Shida